PESO DAS AUTOCARAVANAS
Como é do conhecimento geral, subsiste um problema com o excesso de peso da maioria das autocaravanas.
De facto, embora a maioria das autocaravanas estejam legalizadas em Portugal como um peso bruto de 3500 kg, foram tecnicamente construídas para um peso maior.
Frequentemente esse peso é de 3850 kg, que era afinal o peso máximo dos veículos que podiam ser conduzidos com carta de condução de categoria B (“ligeiros”) na Alemanha até à transposição, nesse país, em 2012, da norma comunitária de 2006 (Directiva 2006/126/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 20 de Dezembro de 2006 relativa à carta de condução).
Hoje, qualquer pessoa pode conduzir, com a carta de categoria B, autocaravanas com um peso bruto de até 4250 Kg.
Como é igualmente conhecido, têm surgido, junto do IMT, constrangimentos diversos na alteração da homologação desses veículos dos 3500 Kg de peso bruto (ou massa bruta) para os originais 3850 Kg (ou até para pesos de construção originalmente maiores).
Assim, informamos que hoje decorreu uma reunião entre a direção da FPA e o IMT na qual foi tratado este problema, estando a envidar-se esforços para se encontrar uma solução administrativa que permita aos companheiros que assim o desejem proceder à “atualização” do peso das suas autocaravanas com um esforço burocrático menor.
Oportunamente daremos conta de quaisquer desenvolvimentos favoráveis sobre este assunto que consigamos alcançar junto do IMT.